Wednesday 11 February 2009

Porquê fugir do amor puro?


Neste meu começo bloguístico, tenho viajado imenso pelos blogs que existem na Web e tenho me apercebido de como as relações entre pessoas mudaram. Encontrei num certo número de blogs um assunto descrito, mas simplesmente apresentado de formas diferentes, que me está a preocupar um pouco.

Parece-me que estamos a mudar as relações inter-pessoais de uma forma que não deveria. Estamos a torna-las em sociedades, em que ambas as partes têm algum interesse alem de sentimentos. Pergunto-me onde para o amor louco, o amor cego, o amor estúpido, o amor verdadeiro único. Pergunto-me porque o estamos a trocar pela conveniência, por acordos pré-nupciais, só porque faz sentido. Fugimos do amor e paixão que não têm medida e procuramos algo que dá jeito, algo que podemos controlar, que faz parte dos planos, porque tem aquilo que pensamos que nos falta.

Penso que temos de rever bem o que estamos a querer mudar, como é possível estarmos a querer fugir do amor puro. Sinceramente é algo que me faz confusão, querermos planear o amor, como é isto possível?

As relações tornaram-se comodistas e cobardes. Onde está a capacidade de um gesto largo, de correr o risco, de um rasgo de ousadia? Como li num blog, já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o medo, o desequilíbrio, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo?

Isto deixa-me realmente triste, as pessoas quererem tornar o amor em algo que não é. O amor não é para se perceber, o amor é um estado de quem sente, amor é a nossa alma, a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade, e por isso é preciso a ilusão, a ilusão é bonita. Num momento, num olhar, o coração apanha para sempre e ama-se alguém, por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder, não se pode resistir. Só um minuto de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.

Porquê trocar tudo isto por sociedades de amantes, por amor de conveniência, por uma questão de prática?

3 comments:

  1. Parabéns!!! O texto está lindo, conseguiste mexer com as minhas emoções ao ler a tua prosa. Realmente valeu a pena esperar para ver algo escrito por ti.
    Infelizmente o que dizes é bem verdade, mas tambem tens de pensar que há pessoas que ja tiveram o amor puro, mas magoaram-se. E mesmo não esquecendo esse amor puro, partem para um amor mais calmo, menos fogoso,mas talvez mais compensador.... não sei digo eu.

    ReplyDelete
  2. Ja li e reli os texto umas mil e uma vezes, está realmente bonito e tento analisar cada palavra, cada expressão. Conseguiste fazer me pensar e re-pensar na vida amorosa....
    Parabéns mesmo, comseguiste mexer com a minha cabeça;)

    ReplyDelete
  3. tens tanta razão naquilo que dizes que até chega a arrepiar...

    pelos vistos, o amor em estado puro não se conserva... é preciso que hajam transformações químicas para se conservar. é pena, mesmo.

    gostei bastante!

    ReplyDelete